Close

Warm-up: Cidades inteligentes

Cidade Inteligente: Desafios e aplicações

Cidades Inteligentes, são aquelas que por meio da utilização da infraestrutura tecnológica na captação, análise e circulação de dados, tornam as redes de serviços e a participação social mais eficientes, inovadoras e sustentáveis para o benefício de seus habitantes.

Dados são a moeda central do atual desenvolvimento capitalista. Reconhecer o valor dos dados é fundamental. O controle e a capacidade de processamento desses dados deve ser uma preocupação central para gestores e sociedade civil.

 

Os desafios para cidades inteligentes são tecnológicos, de modelagem de arquiteturas das cidades e das soluções, mas também de planejamento, gestão, participação e governança.
A estratégia de implementação de soluções da cidade inteligente depende de suas especificidades e das prioridades estabelecidas por governos, sociedade civil, setor privado e academia. Projetos de cidade inteligentes no Brasil e no mundo se multiplicam com desenvolvimento de aplicações que utilizam a infraestrutura existente e os avanços tecnológicos. São muitos os exemplos de soluções que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos. Alguns dessas soluções serão apresentadas como automação de serviços públicos, telemedicina, coleta inteligente de resíduos sólidos (rotas, volumes).


Palestrante: Miriam Chaves Coordenadora de “Cidades Inteligentes e Sustentáveis” do Laboratório do Futuro – COPPE/UFRJ e pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica do MCTIC Pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC), desde 1987. Engenharia Elétrica, especialização em Análise de Sistemas, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica (Telecomunicações) pela PUC/RJ com Sanduíche na Universidade de Cambridge. Atuação nas áreas de Gestão e Planejamento Governamentais, Sistemas de Informação, Banco de Dados, Dados Abertos e Cidades Inteligentes.

Como hoje é dia de #tbt, faremos um recente, de terça agora: nossa primeira warm-up de 2020! Nesse primeiro encontro, o...

Publicado por HackNit em Quinta-feira, 9 de abril de 2020

Nos siga nas redes sociais